Fotografia do site: banco.agenciaoglobo.com.br
Muitos se enganam quando pensam que a Torta Alemã é o doce típico da Alemanha.
A Torta típica da Alemanha é a Schwarzwald kirschtorte, que em alemão significa Torta (bolo) Floresta Negra.
Estandarte da doçaria popular alemã, o bolo Floresta Negra seduz no mundo inteiro os gulosos de todas as idades. É uma das atrações que os enfeitiça nas vitrines das confeitarias, na mesa dos aniversários ou na recepção das velhas tias aos sobrinhos em férias na terra natal.
Poucos resistem a seu apelo gustativo, apesar do elevado teor calórico e do fato de colidir com a dieta moderna, mais empenhada em proporcionar uma silhueta delgada do que nos afagos do prazer à mesa.
Poucos resistem a seu apelo gustativo, apesar do elevado teor calórico e do fato de colidir com a dieta moderna, mais empenhada em proporcionar uma silhueta delgada do que nos afagos do prazer à mesa.
Uma das versões para a origem do bolo afirma que ele foi inventado em 1915, na localidade de Bad Godesberg, hoje distrito de Bonn, pelo pâtissier Josef Keller, do Café Anger. Outras confeitarias da área preparavam receitas assemelhadas, mas a dele seria a original. Keller transmitiu a fórmula ao aprendiz August Sh?fer e este ao filho Claus. Ali um pâtissier inglês a teria aprendido, levando-a para Londres, onde ingressou em triunfo no cardápio dos restaurantes e iniciou a carreira internacional.
O bolo homenageia a Floresta Negra (Schwarzwald), esplêndida cadeia de montanhas do sudoeste da Alemanha, no Estado federal (Land) de Baden-Württemberg, repleta de árvores, vales, lagos e riscada por aprazíveis trilhas.
No bolo, o chocolate simboliza a escuridão natural e suas lascas na cobertura representam as cascas das árvores.
Os alemães preparam outros bolos apetitosos, com ou sem chocolate, quase sempre à base de manteiga e chantilly. Alguns são verdadeiras obras de arte, pois a fantasia de seus confeiteiros desconhece limites. Mesmo os que incorporam frutas e teoricamente seriam ''''mais leves'''', terminam servidos com uma porção de creme de leite batido ou chantilly. Curiosamente, os alemães gostam de papear com os amigos apreciando um pedaço de bolo e tomando uma xícara de café - e nem sempre beliscando pitéus salgados e bebendo cerveja, como os brasileiros. Isso pode acontecer na confeitaria ou em casa. A tradição tem até nome: conversa de café (Kaffeeklatsch). Muitas confeitarias permanecem familiares e funcionam inclusive no final de semana.
0 comentários:
Postar um comentário