terça-feira, 14 de julho de 2009

COMO REUTILIZAR A BORRA DE CAFÉ


Como todos sabem eu amo café! Nas minhas pesquisas pela internet, achei um Blog bem legal de uma marca de café, que não existe aqui no meu Estado. Dando uma busca por todo Blog, vi que tinha uma curiosidade bem legal de reaproveitamento da Borra. Vou postar pra vocês aqui na minha cozinha. Bjos.

Remover odores
O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).
Você também pode usar este método para remover o cheiro de freezers ou refrigeradores. Basta deixar a borra dentro de um recipiente semi-aberto.
Remover o odor de ralos e pias
Algum ralo ou pia de sua casa está exalando um cheiro ruim? O café usado é a solução. Jogue meia xícara de borra de café dentro do ralo e depois despeje cerca de 5 xícaras de água fervente por cima. O cheiro ruim vai sumir completamente. Se o odor voltar, repita a operação.
Adubo orgânico
O café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para compor seu composto orgânico caseiro para adubar suas plantas. Ele contém nutrientes importantes para o solo e para a planta.
Basta misturar a borra a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e adicioná-los à terra. Está pronto seu adubo caseiro.
Combater a dengue
O café é um forte agente no combate ao Aedes aegypti. Ele contém propriedades que impedem o desenvolvimento da larva e espanta o mosquito, descartando o uso de inseticidas. Além de não prejudicar a planta, a borra de café ainda vai adubá-la.
Coloque a borra de café direto no vaso da planta, ou você pode diluir com um pouco de água. Troque a borra a cada semana.
Tingimento
O marrom do café pode ser um belo corante para seus tecidos. E é bem fácil extrair a cor da borra. Basta pegar um punhado dela em um recipiente com água bem quente e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, já está pronta sua tinta.
Repelente
O seu gatinho de estimação costuma usar o seu jardim como banheiro, ao invés de sua caixinha? Saiba que o cheiro incomoda o gato e pode mantê-lo longe do jardim. Prepare uma mistura de borra de café com casca de laranja e jogue sobre o solo. O café, mais o odor cítrico da laranja, vão resolver este problema.
Fertilizante
Essa mesma mistura de café e casca de laranja também pode servir como repelente para formigas que insistem em atacar suas plantas. O cheiro e a acidez do café funcionam como um inseticida natural, espantando para bem longe as formigas e outras pragas, sem fazer nenhum mal a planta.
O café jogado ao solo não prejudica as plantas, pelo contrário, serve como adubo natural. Quando você for plantar algo em seu jardim, experimente colocar a borra de café junto com as sementes. Esta dica, funciona muito bem com cenouras rabanetes.
Limpar lareiras
As cinzas que ficam nas lareiras são um problema quando você vai limpá-las. Elas fazem poeira e se expalham pelo ar, fazendo uma enorme sujeira. A solução novamente é a borra de café.
Antes de limpar a lareira, jogue borra de café sobre as cinzas. A borra absorve o pó e facilita na hora da limpeza.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails