terça-feira, 16 de setembro de 2008

FERRAN ADRIÀ

Fotografia do site: Basílico

FERRAN ADRIÀ


Personagem curioso, um misto de Peter Pan e alquimista, o catalão Ferran Adrià, 40 anos, é o cozinheiro mais badalado do momento. Suas criações no restaurante El Bulli, no litoral da Catalunha, são uma festa de cores e leveza.
Autodidata e irreverente, o chef conseguiu as 3 estrelas no prestigiado guia Michelin em 1997 à base da desconstrução de sabores e texturas, revolucionando a maneira de se considerar gastronomicamente elementos tão básicos quanto ovo e água do mar.
São exemplos de sua cozinha apreciada por apenas 45 comensais por noite, entre os meses de abril e setembro: caipirinha sólida, melão com presunto em forma líquida, pirulito com gosto de gaspacho, paella em grãos servida em saquinhos de celofane e as famosas espumas (de caldo de
galinha, sucos de fruta ou o que mais lhe interessar), feitas com gelatina quente (de alga resistente ao calor) e que prepara utilizando um sifão.
Toda essa criatividade consome 6 meses de pesquisas, boa parte delas executadas no El Taller, o centro nevrálgico do "fenômeno Adrià", seu atelier-laboratório instalado em um palacete do século 18, próximo ao principal mercado nas Ramblas, no coração de Barcelona. Além da cozinha, última palavra em tecnologia e sofisticação, o atelier conta ainda com biblioteca e uma capela em estilo gótico transformada em sala de reuniões.

(Texto do Basílico)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails