quarta-feira, 6 de agosto de 2008

BOLO SOUZA LEÃO

Bolo Souza Leão, patrimônio de Pernambuco. 140 anos de existência.

A tradicional e mais aristocrática receita nordestina, traz em seus ingredientes parte da História do Brasil.
Segundo pesquisadores, a receita é a primeira genuinamente pernambucana, e foi criada por dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, do engenho São Bartolomeu, em Muribeca – Jaboatão dos Guararapes.
Na época, era comum utilizar na cozinha brasileira ingredientes importados da Europa, até que dona Rita de Cássia, querendo valorizar os elementos de sua terra (mandioca, coco, açúcar e ovos), decidiu substituir os vindos do exterior pelos locais.
O resultado foi um bolo cremoso – com a consistência semelhante a do pudim, de sabor marcante, símbolo da opulência do período açucareiro.
A primeira notícia histórica de que se tem do Bolo foi em 1859, quando a família Souza Leão serviu o quitute regional ao imperador D. Pedro II, que estava em viagem pelo estado.
Ao cair no gosto da família real, a sobremesa se consolidou na cozinha local e hoje é indispensável na mesa de qualquer pernambucano. Encontrado em delicatessens, padarias e supermercados, o Bolo Souza Leão pede como acompanhamento um delicioso cafezinho.
Em uma das aulas do curso de gastronomia, na cadeira de cozinha brasileira, onde a Professora Sandra Marinho foi substituída pela professora Cleonice Ferraz, tivemos o prazer de preparar esse bolo que é tão famoso em Pernambuco. Particularmente eu não gosto. Mas meu Pai adora! É por isso que resolvi dividir essa receita com vocês. Além da cultura da minha terra ele tem uma história bem legal de sua verdadeira origem.
Reportagem aleatória da Internet.

Receita obtida nas aulas de Cozinha Brasileira do Curso de Gestão em Gastronomia da Universidade Salgado de Oliveira da Professora Cleonice Ferraz.

BOLO SOUZA LEÃO
Modo de Preparo:

1. Faça uma calda com 800g de açúcar cristal e 4 xícaras de chá de água.
2. Quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe por 20 minutos.
3. Desligue e acrescente 300g de manteiga.
4. A parte misture 18 gemas em 800 ml de leite de coco, 1 colher de chá de sal.
5. Misture com 1 kg de massa de mandioca, lavada e peneirada.
6. Acrescente à calda ainda quente e peneire tudo 3 vezes.
7. Coloque em uma forma de anel fartamente untada com manteiga.
8. Leve ao forno por 1 hora aproximadamente em banho-maria.
9. Se quiser mais macio coloque um tabuleiro com água em baixo da forma de bolo.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails