quinta-feira, 26 de março de 2009

A HORA E A VEZ DO CHOCOLATE




Matéria-prima essencial do cobiçado chocolate, o cacau era um ingrediente sagrado na América Central, há mais de 3 mil anos. Mas em nada lembrava a guloseima que nos é familiar.
Os maias e os astecas, antigas civilizações que ocupavam o México e a Guatemala, usavam o cacau para preparar uma bebida amarga, conhecida como tchocolalt.
As sementes do fruto eram torradas e moídas, depois misturadas com água e aromatizadas com especiarias como pimenta e baunilha.
Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, descobriram que a bebida era considerada energética, afrodisíaca e com propriedades medicinais, servida apenas aos nobres, sacerdotes e imperadores em festas e rituais religiosos. De tão valiosas, as sementes de cacau eram usadas como moeda corrente.
Assim que chegou à Europa, no século 16, a bebida passou a ser feita com açúcar e logo conquistou o paladar de espanhóis, franceses, holandeses e ingleses – estes últimos tiveram a ideia de substituir a água pelo leite.
Mas só no século 19 um chocolateiro holandês desenvolveu um método capaz de produzir o cacau em pó. Com a descoberta do ingrediente, foi possível fabricar o chocolate sólido, aperfeiçoado ao longo dos anos até se transformar na maravilha em barra que saboreamos hoje.


1 comentários:

Luciana F. Damiano disse...

Seu blog deveria se chamar " Culinária com Cultura" rsss.

bjs
Lu

Related Posts with Thumbnails