segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TUDO SOBRE CEBOLAS


Fotografia da Internet

Mesmo não sendo totalmente popular, ela é um ingrediente presente em quase todas as culinárias do mundo.
Há quem ame, há quem odeie.
A verdade é que a cebola costuma suscitar reações fortes em quem a consome.
Pudera: hoje ela é, junto com o tomate e a batata, um dos alimentos mais consumidos do planeta – movimentando cerca US$ 6 bilhões anuais em mercado.
O fato é que a cebola e seu sabor marcante podem ser a glória de um prato. E até espantar algumas doenças.

HISTÓRIA
A cebola, um dos produtos mais difundidos no mundo, é provavelmente originária da Ásia Central, tendo sido cultivada principalmente na Índia e China desde os tempos mais remotos – além de ter sido muito apreciada na Grécia, no Egito e em Roma na Antiguidade.
Da Europa é que foi trazida para as Américas pelos seus primeiros colonizadores.
No Brasil, o cultivo da cebola começou principalmente no Rio Grande do Sul, se espalhando mais tarde por quase todo o país. Ela é uma aliácea, da família do alho, da cebolinha e do alho-porró, e seu nome científico é Allium cepa L..

CARACTERÍSTICAS
A cebola é usada principalmente como condimento, para realçar o sabor dos alimentos, mas se mostra muito versátil na cozinha.
Pode ser utilizada crua, em saladas e entradas, mas também em sopas, patês, pães, biscoitos, suflês e assados.
A cebola com casca, assada direto no espeto, é um excelente acompanhamento para churrascos. Ali ela murcha completamente por fora, mas mantém o interior tenro e saboroso, pronta para ser consumida com um fio de azeite apenas.

NUTRIÇÃO
Apesar de ser uma fonte modesta de nutrientes – é rica apenas em vitaminas do complexo B e vitamina C –, a cebola tem propriedades terapêuticas comprovadas, protegendo contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuindo níveis de glicose no sangue e protegendo contra a arteriosclerose.
A substância quercetina, contida nela, é um potente antiviral. A cebola já demonstrou até ser boa combatente de crises de herpes quando comida crua.

ARMAZENAMENTO
A cebola é uma mestra da conservação, durando intacta até cinco semanas sem necessidade de ir à geladeira. Para isso, basta manter os bulbos em local seco e escuro, mas bem ventilado.

CONGELAR
É possível congelar a cebola picando-a ou cortando em rodelas e separando já em porções, colocando em recipiente de plástico ou em saquinhos apropriados (tirando a maior quantidade possível de ar). Assim, a cebola pode ser conservada por até 6 meses.

DICAS DE MESTRE!
- Para não lacrimejar quando estiver picando cebola, tente não inalar seu odor – é ele que ativa a choradeira.
- Os temperos que mais combinam com a cebola são vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro e tomilho.
- Para tirar o cheiro forte de cebola das mãos, esfregue-as com suco de limão e enxague com água.

(Texto do IG Gourmet)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails