sexta-feira, 5 de setembro de 2008

BEBIDAS

VODCA
Assim como o Whisky, cuja origem é disputada por Escócia e Irlanda, a Vodca também tem a sua origem bastante disputada, tanto Russos como Poloneses reivindicam para si a “ invenção “ da bebida.
A verdade é que no século XIV alguns povos eslavos já conheciam a Vodca e independente da origem: Russa ou Polonesa o fato é que a bebida conquistou e vem aumentando seu espaço na preferencia de quem aprecia uma boa bebida, seja pelo fato de não alterar o gosto dos ingredientes utilizados na elaboração de coquetéis, seja pelo fato de tornar mais forte qualquer outra mistura ou pelo seu alardeado fato de não alterar o hálito de quem bebeu.
A Vodca pode ser obtida da destilação de diversos produtos: trigo, cevada, centeio, batata, beterraba e etc, e em alguns países ervas são adicionadas à sua fabricação. Pura, bem gelada, ou misturada a sucos de frutas a Vodca ajuda a compor inúmeros e deliciosos coquetéis.

WHISKY
Esta bebida, nascida na Escócia embora este fato seja contestado pelos irlandeses, hoje é das mais consumidas no Brasil, perdendo apenas para a cerveja e a cachaça.
O Whisky, na verdade, pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, basta se ter os grãos, que podem ser maltados ou não, água e turfa.
Destilada de cereais como cevada, milho ou centeio, aos quais são adicionados água puríssima e turfa são os ingredientes básicos para a elaboração do Whisky.
A forma de destilação e envelhecimento em toneis de carvalho chega mesmo a ser segredo não revelado pelas distilarias.
Os Whiskys destilados a partir da cevada são chamados de single malts e podem ser consumidos puros ou com gelo, já os que são destilados de centeio e milho e chamados de blends e fabricados em larga escala, são mais apropriados à mistura e elaboração de coquetéis.
Os melhores Whiskys são envelhecidos durante anos em toneis especiais de madeira.

Texto extraído do Guia de mídia.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails