terça-feira, 16 de setembro de 2008

ALEX ATALA


Fotografia do site: anovidadeira

ALEX ATALA


Milad Alexandre Mack Atala (São Paulo, 3 de junho de 1968), mais conhecido como Alex Atala, é um chef de cozinha brasileiro, eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas 2006, cujo restaurante D.O.M. figura entre os 50 melhores do mundo segundo a prestigiada revista "Restaurant".
Alex nasceu em uma família de classe média de origem palestina, no bairro da Mooca, e foi criado em São Bernardo do Campo.
Dotado de um temperamento "determinado, teimoso até", como definiu o seu pai, ele aderiu ao estilo punk rock com 14 anos, largou a família e foi para São Paulo, onde trabalhou como DJ no lendário clube Rose Bom Bom.
Com dezoito anos, Atala foi como mochileiro para a Europa, onde começou a trabalhar como pintor de paredes na Bélgica.
Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, após sua conclusão, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, onde aperfeiçoou seus conhecimentos da arte culinária.
Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.
Retornando a São Paulo, trabalhou no Sushi Pasta, porém o sucesso veio quando foi chamado para renovar o cardápio do já extinto restaurante Filomena, trabalho pelo qual foi eleito Melhor Jovem Chef segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Lá criou o couvert de alho assado e outros grandes pratos, como manga grelhada com pimenta-branca e
molho de maracujá.
Atala também trabalhou no restaurante 72 antes de inaugurar o Namesa em 1999, que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.
Poucos meses depois abriu, com mais dois sócios, o restaurante D.O.M. (acrônimo de Deo Optimo Maximo, que significa "Deus é ótimo e máximo"), com o projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, que se tornou sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios: em 1999, Chefe Revelação e Melhor Restaurante pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Melhor Chefe e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula e Melhor Restaurante Contemporâneo pela revista Veja; e em 2002, Melhor Chefe e Restaurante Contemporâneo pela Veja e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima do Guia Quatro Rodas (3 estrelas), além de ser eleito Chef do ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.

(Texto do Wikipedia)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails