sexta-feira, 8 de agosto de 2008

TAPIOCA. PRIMEIRO PÃO DO BRASIL


Fotografia retirada do site: www.alemanha-atual.de

HISTÓRIA DA TAPIOCA
Tapioca, uma doce herança indígena da época do descobrimento do Brasil. Estes ensinaram aos portugueses a extrair da m andioca o amido, tipo de farinha branca, cuja textura produz ligeira crepitação quando comprimido entre os dedos.
A Tapioca, massa feita com a farinha extraída da mandioca que depois de seca também recebe o nome de povilho. A receita da tapioca é simples e pode ser salgada ou doce.
É uma espécie de beiju, feito da farinha de mandioca meio seca e cozida em uma vasilha rasa e circular, tomando assim sua forma. Dobrada ao meio fechando bem, fica com formato de meia lua.
Sua composição mais famosa é aquela que leva recheio de queijo coalho e côco fresco ralado na hora.
Porém nas mãos dos chefs ganhou recheios diversos e surpreendentes, denominando art noveau regional. Hoje faz sucesso em todo país. Os seus recheios foram introduzidos pelos portugueses. Ela é uma das principais vedetes da culinária nordestina, além de ser conhecida mundialmente em países como Ásia, onde consome o chá de tapioca. Nos EUA, por exemplo, é consumido o pudim de tapioca, e em Portugal é consumido o doce de tapioca, no Brasil, é sinônimo de OLINDA!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails